Você já sabe que os seguros têm como objetivo proteger o seu patrimônio e qualquer tipo de bem pode contar com esse tipo de proteção, mas será que vale a pena contratar um seguro para bicicletas, por exemplo?
Começando o ano de 2020, a Maior Seguros explica hoje a importância desse tipo de seguro e como ele funciona.
A importância do seguro para bicicletas
Para começar, precisamos entender por qual motivo alguém contraria um seguro para sua bicicleta.
As bicicletas na maioria dos casos são consideradas objetivos de lazer, utilizados principalmente nos finais de semana, mas elas não se limitam a isso. Embora no Brasil não seja um costume tão forte, as bicicletas também são importantes meios de transporte para o dia a dia, como por exemplo no deslocamento para o trabalho, para a faculdade, para a academia etc.
As pessoas que optam por utilizar bicicletas no dia a dia, em detrimento de veículos particulares ou do transporte público mesmo, conseguem cortar caminho e burlar o trânsito.
Há ainda aqueles que utilizam as bicicletas profissionalmente, como os ciclistas que participam de competições desta modalidade. Nestes casos os equipamentos são mais completos, equipados e, logo, mais caros.
Seja qual for a utilização da bicicleta, ela está sujeita a riscos. Logo, a contratação de um seguro é fundamental.
As coberturas do seguro para bicicletas
Os riscos são os mais variados. A começar pela grande incidência de furtos e roubos. Bicicletas são muito visadas por criminosos e a qualquer momento o proprietário da bicicleta pode ser surpreendido por um evento como esse. E mais: Independente do tipo de utilização da bicicleta, ela pode apresentar um defeito ou avaria.
Como a bicicleta é um tipo de equipamento que pode ser utilizado das mais variadas formas, o seguro para bicicletas apresenta diferentes formatos e deve ser contratado de acordo com o perfil e as necessidades do proprietário.
Abaixo estão as principais coberturas do seguro para bikes:
Roubo/assalto
Na maioria dos casos os donos de bicicletas procuram as corretoras de seguros com esse tipo de preocupação. A cobertura para roubo ou assalto é a mais procurada e também a mais utilizada pelos segurados.
No Brasil é grande o número de casos de roubos e furtos de bicicletas, logo esse risco é iminente, mas antes de explicar esse tipo de cobertura, precisamos esclarecer a diferença entre roubo, assalto e furto.
Para as seguradoras, roubo e assalto são a mesma coisa. Mas roubo e furto são situações bem diferentes.
O assalto é quando o proprietário está com a Bike e ela é retirada dele sob algum tipo de coação, ameaça ou violência.
Já o furto é a subtração do bem segurado, sem ameaça ou violência física, mas existem dois tipos de furtos: furto qualificado e furto simples. O seguro para bicicletas não cobre qualquer tipo de furto.
O furto qualificado é quando algum tipo de obstáculo é rompido para que o bem seja furtado. Para esse tipo de furto, há cobertura.,
Já o furto simples acontece quando a Bike desaparece sem deixar vestígios e ele não é amparado nas apólices porque não há provas de que o proprietário da Bike tomou alguma providência para evitar o furto.
Vamos aos exemplos. Se você guarda a sua bicicleta na garagem e a porta da garagem ficou aberta, a seguradora vai considerar o fato um furto simples e não haverá cobertura do seguro. Agora se você guarda na garagem corretamente e o criminoso arromba o portão e furta a bicicleta, a evidência é a porta destruída, qualificando o furto. Neste caso haverá cobertura do seguro.
Portanto, o furto simples não é coberto por nenhum seguro de Bike e é fundamental ter conhecimento desse tipo de exclusão.
Então, mesmo que você tenha um seguro para bicicletas, é importante tomar todos os cuidados para poder contar com a cobertura do seguro, caso ocorra algum incidente.
Acidentes pessoais
A cobertura para acidentes pessoais é a que garante a proteção para o condutor da bicicleta.
É importante entender que em caso de acidente, ela não garante cobertura para despesas médicas e hospitalares. Ela só poderá ser acionada em casos mais graves, caso haja morte acidental ou invalidez permanente do condutor da bicicleta enquanto ele estiver pedalando.
Danos acidentais
A cobertura para danos acidentais cobre os custos de reparo ou reposição de peças da bicicleta em caso de acidente ou dano durante o transporte.
Se o condutor sofrer um acidente, por exemplo, e danificar o quadro da bicicleta, essa cobertura vai garantir a reposição da peça.
Responsabilidade Civil
A cobertura de Responsabilidade Civil cobre os danos ou prejuízos materiais, corporais ou morais causados a terceiros, em caso de um acidente.
Se o condutor estiver, por exemplo, pedalando em uma trilha e se envolver em um acidente que venha causar danos a um terceiro, a seguradora poderá arcar com parte do prejuízo, limitado ao valor da bike.
Viagens internacionais
Se o proprietário da Bike fizer uma viagem internacional e tiver a intenção de levar sua bicicleta, essa cobertura será fundamental.
Em caso de viagem, o segurado está protegido contra furto qualificado, roubo, danos acidentais e todas as demais coberturas já oferecidas pelo seguro.
Bike Bagagem
A cobertura de bike bagagem é importante para quem transporta a bicicleta, seja por empresas de transporte, aéreo ou terrestre. Ela garante cobertura em caso de perda ou extravio da bicicleta quando transportada por companhia de transporte aéreo ou terrestre, ou mesmo por transportadoras especializadas.
Assistência 24h
Algumas seguradoras oferecem ainda Assistência 24 horas, com serviços como substituição de pneus, correntes e reparo de câmaras de ar, substituição ou regulagem de selim, manetes de freios e cabos de aço, lubrificação de correntes e coroas, substituição ou regulagem do freio dianteiro e traseiro, transporte e mão de obra em casos de quebra ou acidente.
Cobertura para bikes elétricas
Além das bicicletas tradicionais, é grande o número de bikes elétricas circulando nas ruas do país.
As bicicletas elétricas, entretanto, têm um valor bem maior de mercado. Os valores partem de R$ 2 mil, mas algumas chegam a custar até R$ 70 mil.
Comparando às bikes tradicionais, as elétricas otimizam o tempo e o esforço físico durante a pedalada. São ideias para aqueles que querem se deslocar ao trabalho pedalando, mas sem muito desgaste e suor.
Em razão do alto custo das bikes elétricas, o seguro se faz indispensável para garantir sua reposição em caso de roubo ou furto qualificado, a prevenção contra acidentes e também contra qualquer dano que possa acontecer no trânsito.
Os acessórios da minha Bike têm cobertura?
Nem todas as seguradoras oferecem cobertura para os acessórios da bicicleta, mas existe essa opção.
Quando a apólice prevê essa cobertura, há proteção apenas para os acessórios que são acoplados à bike, aqueles considerados componentes da bicicleta.
Acessórios não acoplados, como bagageiro, iluminações, alforjes, ciclocomputadores, GPS etc. não estão inclusos, bem como os acessórios de uso pessoal, como capacetes, luvas, squeezes, mochilas, roupas e ferramentas.
Como contratar o seguro para a minha Bike?
Para a contratação do seguro para bicicletas, o condutor deve apresentar sua própria documentação e também a documentação da bicicleta.
A contratação é muito simples, mas como todos os outros tipos de seguro, a apólice deve ser bem contratada. Nesse sentido é fundamental poder contar com uma corretora de seguros séria e experiente como a Maior Seguros.
O seguro para bicicletas é a melhor forma de garantir a proteção da sua bike, mas como vimos acima, há muitos casos de exclusões de cobertura, por isso, procure um de nossos consultores e tenha todas as orientações necessárias para contratar o melhor produto.
Proteja a sua bicicleta com a Maior Seguros!