Você já parou para pensar na importância de ter um seguro para bike? Já contratou o seu?
Você vai entender por que esse produto é indispensável para quem gosta de bike e o que você precisa fazer para adquirir o seu.
A importância do seguro para bike
O alto índice de criminalidade no Brasil é bastante preocupante. Com o avanço da pandemia de Covid-19, o número de assaltos e furtos aumentou ainda mais e andar sozinho se tornou ainda mais perigoso.
O que cresceu também foi o uso da bike no dia a dia. Há pouco tempo a bike era mais utilizada para lazer e nos fins de semana. Com o aumento no preço da gasolina e a uma maior conscientização quanto ao uso de meios de transporte sustentáveis, as bikes passaram a fazer parte do cotidiano do brasileiro, logo, tornaram-se também alvo de roubos e assaltos.
Seja qual for a utilização da bicicleta, ela está sujeita a riscos. Logo, a contratação de um seguro para bike é fundamental.
Como o perfil do cliclista influencia no seguro para bike?
Como a bike passou a fazer parte do dia a dia do brasileiro e assumiu diversas funções, o perfil dos ciclistas também são os mais variados.
Há quem utilize a bike diariamente como meio de transporte para o trabalho. Há quem use a bike para competições e ainda quem a utilize apenas como lazer nos finais de semana. O seguro para bike é personalizado de acordo com o tipo de bike, a frequência, o horário e o local de utilização, portanto o seguro para bike é adequado ao perfil de cada ciclista.
As coberturas do seguro para bike
O seguro para bike oferece as mais variadas coberturas. Um seguro completo compreende a bicicleta, o ciclista e terceiros. Pode ainda ter cobertura nacional ou internacional, seja para pedalar na cidade, explorar montanhas ou pegar estradas.
Com a Maior Seguros, você escolhe as coberturas de acordo com seu perfil e suas necessidades.
O seguro para bike conta com cobertura básica que protege sua bike em caso de dano ocorrido por:
- Tentativa de roubo;
- Quedas acidentais e involuntárias;
- Transporte da bike pelo segurado, filhos e cônjuges;
- Incêndio, queda de raio ou explosão.
O seguro pode ainda contratar coberturas adicionais para:
- Subtração da bike;
- Danos materiais e corporais a terceiros;
- Extravio em viagens aéreas ou rodoviárias;
- Acidentes pessoais individual;
- Danos causados por curto circuito em bikes elétricas;
- Extensão das coberturas em solo internacional.
Os acessórios da minha bike têm cobertura?
Alguns produtos oferecem cobertura para os acessórios que são acoplados à bike, como ciclocomputadores, GPS e velocímetros. É importante destacar que acessórios de uso pessoal não acoplados à bike, como capacetes, luvas, squeezes, mochilas, roupas e ferramentas não têm cobertura do seguro para bike.
Importante: Assalto tem cobertura, furto não
Para as seguradoras, roubo e assalto são a mesma coisa. Mas roubo e furto são situações bem diferentes.
O assalto é quando o proprietário está com a bike e ela é retirada dele sob algum tipo de coação, ameaça ou violência.
Já o furto é a subtração do bem segurado, sem ameaça ou violência física, mas existem dois tipos de furtos: furto qualificado e furto simples.
O furto qualificado é quando algum tipo de obstáculo é rompido para que o bem seja furtado. Para esse tipo de furto, há cobertura.
Já o furto simples acontece quando a bike desaparece sem deixar vestígios e ele não é amparado nas apólices porque não há provas de que o proprietário da bike tomou alguma providência para evitar o furto.
Por exemplo: se você guarda a sua bicicleta na garagem e a porta da garagem ficou aberta, a seguradora vai considerar o fato um furto simples e não haverá cobertura do seguro. Agora se você guarda na garagem corretamente e o criminoso arromba o portão e furta a bicicleta, a evidência é a porta destruída, qualificando o furto. Neste caso haverá cobertura do seguro.
Portanto, o furto simples não é coberto por nenhum seguro de bike e é fundamental ter conhecimento desse tipo de exclusão.
Então, mesmo que você tenha um seguro para bicicletas, é importante tomar todos os cuidados para poder contar com a cobertura do seguro, caso ocorra algum incidente.
Vale a pena contratar o seguro para bike?
Seja qual for o uso que você faz da sua bike ou do valor que ela tenha, a importância de um seguro para bike se dá porque ele oferece proteção para ela, pra você e, dependendo do produto que você contrata, para terceiros também. O investimento é muito baixo diante da tranquilidade que um seguro para bike lhe oferece. Com o seguro para bike você protege-se enquanto pedala, tem mais segurança no transporte de sua bike e pode ainda contar com cobertura para os acessórios e danos a terceiros.
O seguro para bike vale para modelos elétricos?
Sim! Bikes elétricas têm cobertura no seguro para bike. Entretanto, as bicicletas elétricas que têm cobertura no seguro devem ter potência igual ou inferior a 800 watts e não possuir acelerador. Vale lembrar que a maior parte das bicicletas elétricas vendidas no Brasil têm potência até 500w.
Como contrato o seguro para bike?
Para a contratação do seguro para bicicletas, o condutor deve apresentar sua própria documentação e também a documentação da bicicleta.
A contratação é muito simples, mas como todos os outros tipos de seguro, a apólice deve ser bem contratada. Nesse sentido é fundamental poder contar com uma corretora de seguros séria e experiente como a Maior Seguros.
O seguro para bike é a melhor forma de garantir a proteção da sua bike, mas como vimos acima, há muitos casos de exclusões de cobertura, por isso, procure um de nossos consultores e tenha todas as orientações necessárias para contratar o melhor produto.
Proteja a sua bicicleta com a Maior Seguros, clique no botão abaixo e receba uma cotação!