Funcionamento : 2ª a 6ª - 8h/18h
  Telefone/WhatsApp : (19) 3756-2700. Clique aqui para entrar direto no WhatsApp.

Países onde é possível dirigir com a CNH Brasileira

Países onde e possivel dirigir com a CNH brasileira

Você sabia que existem outros países onde é possível dirigir com a CNH Brasileira?

Se você está pensando em viajar para o exterior de carro, a matéria de hoje é especialmente para você.

A partir de agora a Maior Seguros orienta você sobre os procedimentos necessários para utilizar sua habilitação em outras localidades.

Quais os países onde é possível dirigir com a CNH Brasileira?

Pouca gente sabe, mas a Carteira de Motorista Brasileira é aceita em diversos países. Entretanto, alguns países aceitam apenas a CNH, enquanto outros exigem também o passaporte do condutor do veículo e, em alguns casos, também é solicitada a Permissão Internacional para Dirigir – documento emitido pelo Detran.

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

A PID nada mais é que uma cópia da Carteira de Habilitação Brasileira traduzida em sete idiomas: português, espanhol, inglês, russo, alemão, árabe e chinês.

Para providenciar a PID, o condutor deve se dirigir ao Detran de origem de sua CNH. No Estado de São Paulo, a PID também pode ser emitida pelo Poupatempo. Para a emissão desse documento é cobrada uma taxa que varia de acordo com a localidade.

Vale lembrar que a PID, se solicitada, deverá ser apresentada juntamente à CNH do condutor.
Quais são os países onde é possível dirigir com a CNH Brasileira?

Para tratarmos dos países onde a CNH brasileira é aceita, precisamos entender dois tipos de acordos: A Convenção de Viena sobre o Trânsito Viário e o Princípio de Reciprocidade.

Convenção de Viena

Nos países que fazem parte da Convenção de Viena sobre o Trânsito Viário, a CNH brasileira é aceita sozinha, porém somente por um período pré-determinado que vai no máximo até 180 dias.

Depois desse período a apresentação do PID se faz necessária, além do passaporte.

São esses os países que fazem parte da Convenção de Viena:

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro – Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

Princípio de Reciprocidade

Existem países que se baseiam no Princípio de Reciprocidade para determinar o tipo de documento necessário. O Princípio de Reciprocidade diz que tudo o que vale para um determinado país, também é aplicado juridicamente a outro.

Portanto, nesses países a CNH Brasileira é aceita, assim como o Brasil deve aceitar as habilitações provenientes deles.

Os países que consideram o Princípio de Reciprocidade são: Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

Se o país para onde você pretende viajar de carro não faz parte do Acordo de Viena e também não considera o Princípio de Reciprocidade, significa que a Carteira de Habilitação Brasileira não terá validade nele, ou seja, você só poderá dirigir veículos automotores neste país se obtiver a habilitação local.

De qualquer forma, se você pretende viajar de carro para o exterior, a Maior Seguros orienta você. Viaje com segurança e tranquilidade. Procure um de nossos consultores!