Você sabia que deixar carro parado por muito tempo pode ocasionar diversos problemas mecânicos?
Em situações, como viagens longas, é inevitável ficar com o carro parado.
O fato é que esses longos períodos prejudicam bastante o funcionamento do veículo, deteriorando várias peças importantes que irão afetar o bom funcionamento do seu veículo. Sendo assim, listamos algumas dicas para lhe auxiliar antes de deixar o veículo parado por um longo tempo.
Pneus
Basicamente os pneus são compostos por uma borracha e por uma cinta metálica que dá maior sustentação e evita deformações. Se o seu pneu estiver murcho, a cinta pode ser danificada e, consequentemente, perderá a sua forma. Essa é mais uma das consequências de carro parado por muito tempo.
Bateria
A bateria é um dos componentes do veículo que apresentam problemas por ficar muito tempo sem receber carga. Um mês já é tempo o suficiente para que complicações surjam, principalmente se o veículo ficar exposto a calor e umidade. Nesse caso os problemas são maiores, se a bateria não estiver com carga máxima ela pode simplesmente descarregar em sua totalidade. Para evitar essa situação aconselhamos desconectar os cabos caso o carro vá ficar muito tempo sem uso.
Óleo
O óleo parado por um tempo grande acaba ficando velho e perde suas características de lubrificação. Por isso, é recomendado ao saber que o seu carro vai ficar parado, é trocar o óleo do motor, bem como o fluído de freio e o filtro. Outro cuidado a ser adotado é verificar se a tampa do reservatório está bem vedada.
Se o veículo ficar parado por cerca de um ano, é aconselhável trocar o óleo colocando um sem aditivos. Após esse tempo a volta é importante trocar novamente o óleo.
Combustível
O combustível também tem o seu prazo de validade, que também deve ser respeitado e não deve ficar muito tempo no reservatório do carro sem uso. O combustível parado a mais de um mês começa a apresentar impurezas e pode entupir o filtro, causando danos a boia de combustível e aos bicos injetores.
A dica é retirar todo o combustível ou colocar um aditivado, pois a sua durabilidade é maior. Assim você consegue preservar o combustível bem como as peças mecânicas que dele dependem.
Escapamento
O carro parado por muito tempo pode ainda apresentar problemas no escapamento, independente se o veículo é a álcool ou gasolina, onde existe a presença de um líquido. O acúmulo dele no sistema de escape pode provocar corrosão em seus componentes, como no abafador e catalisador, o que poderá resultar em um buraco no sistema.
Fonte: Carcheck