Os danos elétricos são os maiores causadores de incêndio em imóveis, tanto residenciais quanto comerciais. E o que agrava o risco é o mau uso da rede elétrica podendo gerar um curto e consequentemente um potencial incêndio. A seguir algumas dicas para evitar danos elétricos e um possível incêndio.
-
Danos Elétricos
Os seguros do ramo Residencial, Condomínio e Empresarial contam com uma cobertura adicional de danos elétricos, que indeniza o segurado por perdas e/ou danos causados por conta de variações anormais de tensão, curto-circuito, descargas elétricas, entre outras situações que envolvem eletricidade.
-
Ocorrências
Algumas medidas preventivas e um pouco de atenção são suficientes para evitar o risco de incêndio. Abaixo algumas medidas preventivas para evitar curto-circuito em imóveis:
-
Fique atento a Voltagem
Ao ligar equipamentos, verifique se a voltagem da tomada 110 ou 220 volts é igual à indicada no manual do aparelho.
-
Emissão de calor
Não deixe os aparelhos que emitam calor ligados por muito tempo. Principalmente no inverno, não durma com aquecedores ligados durante a noite toda. Esses equipamentos exigem alta carga de fluxo de energia. Deixá-los ligados durante horas seguidas é muito perigoso.
-
Cuidado com os eletrodomésticos
Muita atenção com o ferro elétrico. É comum o eletrodoméstico ser esquecido ligado. Além de desperdiçar energia, o ferro ligado pode provocar acidentes.
-
Evite fazer você mesmo as instalações elétricas
Instalações elétricas são perigosas e exigem muita precaução e experiência. Conte com profissionais qualificados para deixar a sua casa ou escritório sempre em segurança!
-
Eletricidade e água não combinam!
Mantenha sempre os cabos condutores de eletricidade longe de ambientes úmidos, principalmente no banheiro. Evite ligar barbeadores ou depiladores elétricos logo após o banho.
-
Está construindo? Dê as devidas atenções ao projeto elétrico!
Garanta sempre a segurança no futuro. Os projetos elétricos garantem a boa distribuição do fluxo de energia – além de evitar más inserções de cabos que podem dar dores de cabeça posteriormente.
-
Faça sempre a manutenção das instalações elétricas
Ao notar uma constante queda de disjuntor em determinado ambiente, procure um especialista. A manutenção das instalações elétricas é bastante importante também para verificar a qualidade dos cabos de transmissões de energia elétrica e reparos nas distribuições pelos ambientes do imóvel.
-
Ao fazer manutenção, desligue o disjuntor.
Antes de qualquer manutenção ser feita em sua rede elétrica, certifique-se de que a chave geral (disjuntor) foi desligada.
-
Trocando a instalação da rede
Em alguns casos, danos ocasionados aos componentes elétricos já evidenciam a necessidade de manutenção. Entre os mais comuns está o derretimento ou queima de parte das tomadas ou interruptores, e ou o não funcionamento da mesma.
-
Cuidado com as réguas de energia
Sobrecarregar a sua tomada com diversos equipamentos eletrônicos pode comprometer a segurança da sua casa ou escritório. É comum utilizar benjamins (T’s), ou mesmo extensões, para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. Esta prática, comum na maioria das casas, causa sobrecarga, aquecimento dos fios, curto-circuito e, por consequência, acontecem os incêndios. Portanto, evite ligar mais de um equipamento na mesma tomada.
Fonte: Revista Apólice