Um barulho no motor pode vir a ser um grande transtorno para todos os proprietários de veículos. A sensação de que algo não está funcionando bem em seu carro pode tirar o sono dos mais responsáveis e zelosos.
Em geral, os barulhos podem ser consequência do desgaste de peças que, quanto mais cedo identificado, melhor. Muitas vezes o desgaste excessivo pode acarretar um enorme defeito de uma peça mais importante.
Como identificar o problema?
O básico é tentar desvendar se o barulho vem da parte dianteira ou traseira do veículo, verifique se os bancos estão bem fixos e se há objetos soltos no porta-malas. Se o barulho vem da frente certamente o problema é a suspensão dianteira ou o motor.
Se o barulho for constante e acentuado nas subidas e decidas, provavelmente o problema está no motor. Porém se o barulho não ocorre com frequência, mas não a todo momento, o problema é da suspensão.
Possíveis causadores de problemas no motor
O que é muito comum e pode ocasionar problemas graves no motor é a correia dentada. Ao adquirir um veículo usado, esse item seguido pelo óleo é o mais importante para substituição após compra do seu carro. Verifique se o seu carro possui correia dentada, pois o seu defeito pode danificar o cabeçote do motor, dentre outras peças.
Se for vazamento na bomba d’água é bem simples, cabe a observação do barulho acompanhado pelo vazamento.
Caso o problema seja um barulho estranho, após um grande período sem ligar o veículo, a situação do cabeçote pode estar comprometida ou ainda também as bronzinas do veículo.
Embreagens mal ajustadas também podem causar problemas graves no motor e são evidentes na hora da troca de marchas.
Como Proceder?
Ao identificar o problema como um dos citados acima, leve imediatamente ao seu mecânico de confiança, pois o motor, sendo a parte mais importante do veículo, faz com que sua reparação seja extremamente cara em muitos casos. Também realize a manutenção do seu carro e a troca de óleo, a cada 6 meses de preferência, ou de acordo com o manual do veículo.